Legenda:
Graduação
Graduação Tecnológica
É o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. o administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa. Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. Conduz as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários, e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Implementa planos de carreira e programas de benefícios. Coordena, ainda, os recursos materiais da companhia, controlando a compra e a estocagem de matérias-primas, insumos e produtos finais. No setor financeiro, cuida de custos, orçamentos e fluxo de caixa. Também se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos ou serviços da empresa. o administrador trabalha nos mais diversos setores - de hospitais, fábricas e escolas a ONGs, empresas do setor público e aquelas dedicadas ao comércio pela internet
PALAVRA DE PROFISSIONAL
CARREIRA AMPLA
Sempre soube que queria fazer administração, pois é uma profissão que permite uma visão ampla de áreas distintas, como finanças e marketing. Cursei a Escola Superior de Propaganda e Marketing entre 2005 e 2008 e, atualmente, trabalho como trainee na Natura. Passei por um processo seletivo e circulo por diversas áreas da empresa. Faço parte de um grupo heterogêneo, que inclui engenheiros, biólogos e outros profissionais. Na área de marketing, participei do desenvolvimento de um projeto piloto para a criação de um serviço pago de entretenimento para crianças em um shopping. Trabalhei em todas as fases, desde a criação da ideia e sua aprovação até a inauguração do serviço no mercado, lidando com vários setores dentro da empresa e com fornecedores. Giovanna Falco, 29 anos, de São Paulo (SP).
Testes Profissionais
MERCADO DE TRABALHO
O bacharelado em Administração é o curso com o maior número de formandos ao ano. "Todos os anos, milhares de novos profissionais ingressam no mercado de trabalho", afirma Eder Oliveira, coordenador do curso de Administração da Universidade Metodista de São Paulo. Segundo ele, mesmo com toda essa demanda, ainda existe um déficit de profissionais para gerir pequenas, médias ou grandes empresas. O administrador é procurado em todos os setores do mercado - industrial, comercial, de serviços ou agronegócio. Nas organizações de forma geral, os departamentos que mais requisitam esse bacharel são os de administração geral, recursos humanos, finanças, logística e vendas. A concorrência mais direta vem de profissionais de outras áreas, como Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, que complementam a formação com MBA ou especialização em Administração. A Região Sudeste, em especial o estado de São Paulo, oferece as melhores oportunidades e salários. Mas há boa chance, também, em outras regiões. "No Centro-oeste, a maior demanda vem da área de agronegócio. Já o Nordeste está crescendo muito e, com isso, abre boas perspectivas para os próximos anos", afirma o professor Oliveira. A maioria das empresas contrata o profissional ainda durante a graduação como trainee; muitos são efetivados depois de formados. Mas é bom se preparar para um mercado bem exigente. Estar cursando ou ter concluído uma pós-graduação ou MBA é um dos principais requisitos na hora da contratação.
Salário inicial: R$ 2.779,50 (fonte: Conselho Federal de Administração).
As melhores escolas
Orientação Profissional
Curso
Em geral, os dois primeiros anos são ocupados com disciplinas básicas, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática. No terceiro começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing e recursos humanos. O dia a dia do curso não se limita às aulas expositivas. O aluno cria e analisa casos fictícios e apresenta seminários. Algumas escolas exigem uma monografia de conclusão de curso, além do estágio supervisionado.
Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Ciên. Imob.; Gestão de Empr.; Gestão e Empreended.; Log.
O que você pode fazer
Administração de Empresas
Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.
Administração Esportiva
Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma associação. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.
Administração Financeira
Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.
Administração Hoteleira
Gerenciar hotéis, flats, pousadas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.
Administração Hospitalar
Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.
Administração de Produção
Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final. Administração pública planejar, promover e gerenciar instituições públicas.
Administração de Recursos Humanos
Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.
Administração Rural
Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.
Administração do Terceiro Setor
Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.
Auditoria
Acompanhar a análise e os exames de documentos dos diversos setores de uma empresa ou organização.
Comércio Exterior
Administrar e planejar negociações de compra e venda com empresas do exterior.
Controladoria
Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.
Empreendedorismo
Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.
Gestão Ambiental
Planejar, desenvolver e executar projetos para a preservação do meio ambiente.
Gestão de Qualidade
Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias. Coordenar programas que melhorem a qualidade de vida de funcionários e clientes.
Logística
Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.
Marketing
Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.
Peritagem
Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.
Sistemas de informação
Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.
GUIA DO ESTUDANTE
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