sábado, 30 de novembro de 2013

Como pagar a faculdade



Confira em qual tipo de financiamento seu perfil mais se encaixa e comece seus estudos



por Marina Ogawa
Você passou no vestibular de uma universidade particular e o próximo passo a se pensar é: "como pagar a faculdade?". Infelizmente, existem cursos que possuem mensalidades muito altas, o que impossibilita alguns estudantes de prosseguirem com os estudos ou até mesmo de iniciá-los. Para isso, é bom realizar um planejamento financeiro e decidir quais as opções que mais se adequam ao seu perfil (e ao seu bolso).
As opções de financiamentos existentes são: ProUni, FIES e financiamento de instituições privadas, como os bancos, por exemplo.
O ProUni é o mais vantajoso, por isso, verifique se você se encaixa no perfil solicitado pelo programa. Caso seu perfil não seja o solicitado, procure pelo FIES e depois por financiamentos de instituições privadas.
ProUni (Programa Universidade para Todos)
O que é
Programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.
Tipo de bolsas
O ProUni oferece dois tipos de bolsas, a integral (estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio) e a parcial (estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos)
FIES (Financiamento Estudantil)
O que é
Programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Com o FIES, o aluno passa a pagar seu curso apenas depois de formado.
Tipos de bolsas
Existem três situações:
I - Para estudantes com renda familiar mensal bruta de até 10 salários mínimos:
a) até 100% de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 60%;
b) até 75% de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 40% e menor de 60%;
c) até 50% de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 20% e menor de 40%.
II - Para estudantes com renda familiar mensal bruta maior de 10 salários mínimos e menor ou igual a 15 salários mínimos:
a) até 75% de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 40%;
b) de 50% de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 20% e menor de 40%.
III - Para estudantes com renda familiar mensal bruta maior de 15 salários mínimos e menor ou igual a 20 salários mínimos:
a) de 50% de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 20%.
Financiamento de instituições privadas
Algumas instituições de ensino possuem parcerias com bancos ou programas de créditos (como o Pra Valer), que variam de empresa para empresa.
Consulte se a instituição na qual você está ingressando possui algum tipo de convênio, e caso você possua conta em banco, pergunte ao seu gerente sobre possíveis financiamentos para universitários
.
SEJA BIXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário