Mesmo que você não goste da língua inglesa, existem chances de se sair bem na prova. Descubra 4 segredos para se sair bem na prova de inglês do Enem 2014
Fonte: Universia Brasil
Se deixar a prova de inglês do Enem por último, compare as questões e tente identificar quais são as mais fáceis
Mesmo tendo estudado bastante, muitos candidatos ficam nervosos na hora de fazer o Enem esquecendo-se dos conteúdos e, assim, diminuindo as suas chances desucesso na prova. Se você sente que pode passar por uma situação parecida, saiba que existem dicas que podem ajudá-lo a fazer a prova com mais segurança. Revelamos 4 segredos para se sair bem na prova de inglês do Enem 2014:
1 – Veja as alternativas que se repetem
As alternativas que contém palavras e ideias repetidas costumam ser as corretas na prova do Enem, segundo o professor Moacir Prudêncio, do Cursinho da Poli, em São Paulo. “O elaborador cria alternativas parecidas para confundir o candidato. Estudo há bastante tempo as provas de inglês do Enem e constatei que na maioria das vezes as alternativas que repetem termos e temas são as corretas”, contou.
2 – Preste atenção na perguntas
Pode parecer óbvio, mas não é: o Enem costuma criar alternativas politicamente corretas, ou seja, afirmações que são verdadeiras. No entanto, muitas vezes essas frases não respondem à pergunta feita induzindo o candidato que tem um senso crítico mais apurado ao erro. As dicas do professor Prudêncio são: ler as alternativas atentamente, procurar palavras-chave e ideias repetidas e ater-se estritamente ao que foi perguntado.
3 – Não deixe a prova de inglês por último
Muitos estudantes deixam a prova de inglês por último justamente pelo fato de ela ser composta por apenas cinco questões. Entretanto, isso não é aconselhado, pois como já afirmamos as alternativas são bastante parecidas e, na pressa, as suas chances de não prestar atenção e se confundir são muito maiores.
4 – Deixou por último? Compare questões
Se você resolver deixar a prova de inglês do Enem por último, compare as questões e tente identificar quais são as mais fáceis. Compare as questões que têm textos com as que têm charges. Além disso, veja quais oferecem maiores chances de acerto. “Você pode fazer isso procurando por palavras que conhece ou buscando compreender o contexto”, aconselhou o professor Prudêncio. E, por que fazer isso? Simples: se você tem pouco tempo, o melhor a se fazer é dedicá-lo a maximizar as suas chances de acerto, e não a simplesmente chutar respostas.
Sobre o Enem 2014
As provas do Enem 2014 acontecem nos dias 8 e 9 de novembro para mais de 9,5 milhões inscritos, número 21,8% maior em relação a 2013. O gabarito será divulgado até o dia 12 do mesmo mês.
No dia 8 de novembro serão realizadas as provas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, que abrangem as disciplinas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia. A prova terá 4 horas e 30 minutos de duração, sendo contadas a partir do momento em que o aplicador autorizar o seu início.
O segundo dia de provas, 9 de novembro, está reservado para as provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Matemática e Suas Tecnologias e a Redação, nas quais os candidatos serão avaliados em Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol, de acordo com a escolha feita no ato da inscrição), Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação. Para que o aluno tenha tempo de redigir o texto, a prova terá 5 horas e 30 minutos de duração.
Nos dois dias de provas os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). Recomenda-se que os candidatos cheguem até as 12h, pois após o fechamento dos portões fica proibida a entrada de qualquer participante. Veja um guia prático do Exame aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário