Poemas sempre são cobrados nas provas do Enem. Veja como estudá-los mesmo sem nenhuma lista de leitura obrigatóriaDF
Fonte: Universia Brasil
O aluno que deseja se preparar bem para a prova de linguagens deve estudar os movimentos literários
O Enem não coloca em seu edital nenhuma lista de obras poéticas obrigatórias, entretanto elas sempre são cobradas nas provas. Como, então, os estudantes podem se preparar para essas questões? O professor de portuguêsTiago Cruz, do Cursinho da Poli, ensina como:
1 – Movimentos literários
“Justamente pela ausência de autores e livros obrigatórios, indicar apenas um movimento seria impossível”, diz o professor Cruz. No entanto, o aluno que deseja se preparar bem para a prova de linguagens deve estudar os movimentos literários, pois sabendo as características de cada um deles fica fácil identificar à qual movimento o poema pertence. Caso tenha pouco tempo, o aluno pode estudar apenas os pontos centrais. “O Enem não testa os conhecimentos avançados dos candidatos com os poemas, mas sim a visão panorâmica sobre o tema.”
2 – Estruturas
O professor explicou que “o segredo para entender poemas é ver a forma como eles se estruturam, e não o significado de palavras individuais”. Portanto, é essencial que os candidatos estejam preparados para analisar a estrutura dos poemas e entender qual foi a intenção do autor e até mesmo identificar o movimento ao qual ele pertence. Com isso, percebe-se novamente a importância de conhecer de forma geral os movimentos literários, pois sabendo os pontos principais essa identificação se torna muito mais fácil.
3 – Autores
Caso o aluno queira estudar para o Enem 2014 por meio de poemas de diversos autores, o professor Cruz indica seis: Oswald de Andrade, Mario de Andrade e Carlos Drummond de Andrade, para que o aluno consiga entender na prática o que foi o movimento do Modernismo; Gonçalves Dias,Álvares de Azevedo eCastro Alves, a fim de que o estudante tenha contato com, respectivamente, a primeira, segunda e terceira fase do Romantismo.
4 – Veja provas antigas
Se você realmente quer aprofundar os seus estudos, uma boa dica é rever as edições anteriores do Enem e tentar fazer os exercícios cobrados. O treino pode ajudá-lo a ficar cada vez melhor, portanto, dedique-se!
Sobre o Enem 2014
As provas do Enem 2014 acontecem nos dias 8 e 9 de novembro para mais de 8,7 milhões de inscritos. O gabarito será divulgado até o dia 12 do mesmo mês. No dia 8 de novembro serão realizadas as provas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, que abrangem as disciplinas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia. A prova terá 4 horas e 30 minutos de duração, sendo contadas a partir do momento em que o aplicador autorizar o seu início.
O segundo dia de provas, 9 de novembro, está reservado para as provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Matemática e Suas Tecnologias e a Redação, nas quais os candidatos serão avaliados emLíngua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol, de acordo com a escolha feita no ato da inscrição), Matemática, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação. Para que o aluno tenha tempo de redigir o texto, a prova terá 5 horas e 30 minutos de duração.
Nos dois dias de provas os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). Recomenda-se que os candidatos cheguem até às 12h, pois após o fechamento dos portões fica proibida a entrada de qualquer participante. Veja um guia prático do Enem aqui.
Fonte: Universia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário