segunda-feira, 28 de julho de 2014

Aprenda a organizar a sua semana de estudos para o Enem 2014


Montar uma rotina de estudos para o Enem 2014 é crucial para conseguir uma boa nota. Veja como organizar a sua semana de estudos

Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock
Lembre-se que a quantidade de horas de estudo não é tão importante quanto a qualidade delas
O Enem é uma prova bastante exigente. Com 180 questões, é difícil pensar em algum tema que não seja cobrado nos dois dias de avaliações. No entanto, para fazer uma boa revisão dos conteúdos é essencial que você saiba se planejar e, assim, montar uma rotina de estudos ideal. Veja a seguir comoorganizar dia-a-dia uma semana de estudos eficientes para o Enem 2014 e garanta um bom desempenho na prova:


Aprenda a organizar a sua semana de estudos para o Enem 2014

Segunda-feira: planejamento

Você já sabe que deve estudar para o Enem, o que lhe falta agora é se organizar para fazer isso da melhor forma. Aproveite este primeiro dia para isso: selecione a matéria que você deseja revisar durante toda a semana e já separe todo o conteúdo a ser estudado, de preferência organizando-o por dia. Assim você prevê quanto tempo precisará e otimiza os seus estudos.

Terça-feira: comece a revisão

Seu trabalho começa pra valer no segundo dia da semana. Procure começar a revisar os conteúdos que você separou no dia anterior e tente memorizá-los. Isso pode até parecer difícil, mas o seu maior desafio estará em manter o foco, portanto seja forte, faça intervalos e não pare de estudar!

Quarta-feira: tire dúvidas

Você já está na metade da semana, parabéns! Aproveite esse dia para tirar possíveis dúvidas com os professores sobre os conteúdos que você já estudou e peça exercícios de reforço. Além disso, continue seguindo o seu cronograma de estudos e sempre reserve alguns minutos do dia para se fazer questões sobre o que você leu anteriormente. Dessa forma, você estimulará a sua memória e evitará esquecimentos.

Quinta-feira: não desista

Após 3 dias de estudos, é muito provável que você já esteja saturado com a disciplina e deseje desistir da revisão, porém não faça isso: continue a sua revisão e tome o cuidado de tirar intervalos de descanso. Lembre-se que a quantidade de horas de estudo não é tão importante quanto a qualidade delas, portanto essas pausas podem ser realmente proveitosas.

Sexta-feira: teste-se!

Você chegou ao último dia da semana e provavelmente aprendeu muito sobre a disciplina estudada. Agora é a hora de você testar os conhecimentos obtidos e perceber se realmente memorizou as informações importantes. Se você quiser, peça para que colegas ou professores façam perguntas sobre o tema para que você as responda. O importante é treinar.  

Sobre o Enem 2014


As provas do Enem 2014 acontecem nos dias 8 e 9 de novembro para mais de 8,7 milhões de inscritos. O gabarito será divulgado até o dia 12 do mesmo mês. No dia 8 de novembro serão realizadas as provas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, que abrangem as disciplinas de HistóriaGeografiaFilosofia, Sociologia, QuímicaFísica e Biologia. A prova terá 4 horas e 30 minutos de duração, sendo contadas a partir do momento em que o aplicador autorizar o seu início.

O segundo dia de provas, 9 de novembro, está reservado para as provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Matemática e Suas Tecnologias e a Redação, nas quais os candidatos serão avaliados emLíngua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol, de acordo com a escolha feita no ato da inscrição), Matemática, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação. Para que o aluno tenha tempo de redigir o texto, a prova terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Nos dois dias de provas os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). Recomenda-se que os candidatos cheguem até às 12h, pois após o fechamento dos portões fica proibida a entrada de qualquer participante. Veja um guia prático do Enem aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário