segunda-feira, 28 de julho de 2014

Objetividade é a melhor maneira de garantir notas altas na redação do Enem


Não faça rodeios, vá direto ao ponto em sua redação. Provas acontecem nos dias 8 e 9 de novembro

Fonte: Universia Brasil
Fonte: Universia Brasil
Seja crítico e questione-se se essa informação é realmente relevante ao tema
Quando você está redigindo um texto é comum que seu fluxo de ideias te afaste do tema central da redação e faça com que você escreva mais do que o necessário. E, se você é vestibulando, isso pode significar perder valiosos pontos na avaliação. Por isso, para não ter uma nota ruim no Enem ou vestibular éessencial que você tenha objetividade. AUniversia Brasil separou algumas recomendações para ajudá-lo a ser sucinto. Confira:









1 – Clareza é fundamental
Seu texto deve deixar claro para o leitor, desde o primeiro parágrafo, qual é a sua tese. Mas isso não significa que você deve escrever longas explicações, repletas de informações desnecessárias. Pelo contrário: seja crítico e questione-se, antes mesmo de escrever seu parágrafo, se esse dado é realmente relevante ao tema. E não se esqueça de verificar se ele apresenta alguma relação com o parágrafo anterior.


2 – Nem muito longas, nem muito curtas
É comum perder o sentido das frases quando estas são muito longas ou então escrevê-las muito curtas e, consequentemente, gerar muitas interrupções no ritmo de leitura do texto. Por isso, varie o comprimento das sentenças. Opte por frases curtas quando quiser enfatizar algum tópico e períodos longos quando seu objetivo for ilustrar algum argumento. Mas use períodos longos com moderação, pois fazer rodeios para dizer algo simples só vai desmotivar seu leitor.


3 – Escolha bem as palavras
É comum pensar que escrever palavras rebuscadas fará você parecer mais culto e, consequentemente, renderá uma boa nota. No entanto, isso nem sempre é verdade porque elas podem complicar demais a leitura do seu texto, sem mencionar que, se você não tiver certeza do seu significado, elas podem até enfraquecer sua tese. Para não perder pontos por isso, reflita se a palavra é de fato adequada para o tipo de texto e para a mensagem que você quer passar.


Abreviações também merecem cuidado, pois, mesmo que seu objetivo seja facilitar seu trabalho, estas podem complicar o do corretor. Se for usá-las, tenha certeza de que seja uma abreviação muito utilizada. Por fim, evite repetições. Use sinônimos ou até corte palavras de mesmo significado se estas aparecerem muito no seu texto. O mesmo vale para a repetição de informações, afinal ser redundante não é nada bom.


Sobre o Enem 2014
Enem 2014 será realizado nos dias 8 e 9 de novembro e tem 8,7 milhões de candidatos inscritos. O exame é utilizado na seleção de todas as universidades federais, pré-requisito para o acesso a programas como Ciência sem FrontreirasProuni Fies. Além disso, o Enem certifica a conclusão do ensino médio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário