segunda-feira, 28 de julho de 2014

Descubra como a análise crítica é cobrada na prova de redação do Enem

A maneira como você pensa criticamente sobre um assunto é avaliada na sua prova. Veja como aperfeiçoar essa habilidade



Fonte: Universia Brasil
Fonte: Universia Brasil
A análise crítica é fruto da bagagem cultural de cada um, ou seja, tudo o que você estudou, leu, assistiu, ouviu durante toda a sua vida
Não é novidade que o Enem examina a capacidade do aluno de analisar fatos e informações de acordo com os direitos humanos e apresentar suas opiniões, principalmente na redação. Sua análise crítica, apesar de presente em todo o texto, torna-se aparente quando você sugere uma solução ao problema apresentado na proposta, afinal você deve oferecer alternativas à questão que sejam eficientes e maduras, beneficiando toda a sociedade. Mas como aperfeiçoar essa habilidade?



A análise crítica é fruto da bagagem cultural de cada um, ou seja, tudo o que você estudou, leu, assistiu, ouviu durante toda a sua vida. Por isso, para melhorar sua leitura de mundo, invista seu tempo se envolvendo em atividades culturais, principalmente se você não conhece muito a respeito. Por exemplo, experimente um novo gênero ou um filme de um diretor que você conhece pouco, mas sabe da relevância que ele tem na atualidade. Você pode estar diante de um novo ponto de partida para a análise do seu cotidiano.

E como faço para pensar criticamente durante a prova de redação? Simples! Siga os seguintes passos:


1 – Reconheça o assunto
A proposta de redação está sempre acompanhada de textos para inspirar o candidato.Identifique as ideias principais e responda as seguintes perguntas: Quem? Quando? Onde? O que? Como? Por quê?


2 – Interprete os textos
Entenda sobre o que eles estão tratando, já organizando as principais ideias destes e selecionando os fatos que você pode usar para corroborar sua argumentação.


3 – Aplique seus conhecimentos
A partir destas informações, tente relacionar os conhecimentos que você adquiriu durante toda a sua vida, isto é, use os fatos e princípios do tema com os quais você já cruzou no seu dia-a-dia para refletir sobre qual é sua opinião, pensar em exemplos e resolver o problema apresentado na proposta.


4 – Analise
Para finalizar seu processo de pensamento crítico, faça uma análise do tema. Separe em tópicos as ideias que você desenvolveu até aqui e examine-as de maneira que você possa criar argumentos próprios. Agora, é só escrever o texto.

UNIVERSIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário