segunda-feira, 21 de julho de 2014

Descubra qual é a importância das obras de arte para o Enem 2014


Você acompanha a série Um pouco de arte para a sua vida? Se não, melhor começar. Entenda por que

Fonte: Universia Brasil
Fonte: Universia Brasil
As obras de arte estão presentes em diferentes disciplinas do Enem
Enem é uma prova interdisciplinar. Isso significa que as questões costumam envolver diferentes disciplinas e a História da Arte não fica fora disso. É comum encontrar questões que incitem o aluno a analisar uma obra de acordo com o seu contexto histórico, político ou social. Se você quer garantir uma boa nota no Enem 2014, veja o que o professor de História da Arte Valdson Bernardes, doCentro Paula Souza, contou para aUniversia Brasil sobre o assunto:



“Em primeiro lugar, é preciso entender os contextos histórico, político, econômico e social para depois analisar a obra e buscar referências visuais a esses contextos ou a inserção de elementos que os justifiquem”, comentou o professor.

Isso significa que o aluno deve estar familiarizado com fatos importantes da história global para começar a analisar uma obra de arte. Mas e se você não conhecer o contexto histórico da obra? Se você se deparar com uma obra de arte que cujo contexto você não conhece, não se desespere. Existem alguns elementos visuais que podem ser identificados nas obras para ajudar você a lembrar do cenário histórico na qual a pintura foi feita. Veja algumas dicas do professor:

1 - A tinta têmpera, a tinta a óleo ou a acrílica começaram a ser utilizadas na pintura em épocas muito diferentes e igualmente distintas, todas posteriores ao afresco, por exemplo.
2 - A utilização de mosaicos e vitrais é bastante característica da Arte Bizantina e Gótica, respectivamente.
3 - Conhecendo-se a técnica aplicada, podemos ter uma ideia da época em que essa obra foi produzida, ou por eliminação, da época em que ela NÃO poderia ter sido produzida, mas mesmo assim com uma margem considerável de erro.


Outra questão importante que muitos levam em consideração erroneamente é a verificação da época valendo-se da mobília representada na obra. Outro risco, já que muitos artistas podem buscar referencial para suas obras em outras épocas passadas. Veja, por exemplo, "O Rapto das Sabinas", de Jacques Louis David.

O Rapto das Sabinas

“Se observarmos a indumentária, a arquitetura e as armas utilizadas diríamos tratar-se de uma pintura greco-romana. Mas essa obra é do período Neoclássico e data de 1799. Dentro do que eu citei anteriormente, o que poderia excluir a teoria de que essa obra seria greco-romana é a utilização da pintura a óleo (que não existia antes do Renascimento), mas mesmo assim ficaria difícil definir a época exata em que ela foi realizada. Seria possível afirmar: ‘essa obra não é greco-romana porque foi pintada a óleo’. Mas... É Renascentista? É Barroca? É Romântica? Nesse momento, conhecer o contexto histórico ou as características básicas de cada período artístico é fundamental”, explicou o professor.

E o que mais cai no Enem

As obras de arte estão presentes em diferentes disciplinas do Enem. Isso acontece porque essa é uma prova interdisciplinar e que vai procurar associar a arte com contextos históricos, incentivando a interpretação da imagem e até mesmo situando-a no contexto geográfico.

Segundo o professor, obras como a Guernica, de Picasso e O Grito, de Edvard Munch são figurinhas carimbadas no Enem. “Não podemos deixar de lado o Fauvismo de Matisse, e o Surrealismo (destacando as obras de Dali e Magritte)”, comentou. Além disso, é preciso estar sempre antenado com o que acontece no universo da arte. “O aluno deve prestar atenção às bienais, mostras de dança, cinema e teatro. O Grafitti também já foi tema do Enem com uma ótima abordagem”, disse.

Sabe como a Universia Brasil pode ajudar você com isso? A série Um pouco de arte para a sua vidapublica diariamente obras de arte surrealistas, expressionistas, fauvistas, modernistas e de diversos outros movimentos com detalhes sobre como a obra foi feita e o seu contexto histórico. Acompanhe a série e conheça obras que podem cair no Enem 2014.

Sobre o Enem 2014

As provas do Enem acontecem nos dias 8 e 9 de novembro às 13h do horário oficial de Brasília. Com a nota do exame, é possível participar do Sisu, que oferece vagas em faculdades públicas, do ProUni, que oferece bolsas de estudo em universidades privadas e do Sisutec, que oferece vagas gratuitas em cursos técnicos. Além disso, a nota vale como certificação de conclusão do Ensino Médio.

Além disso, a Universidade de Coimbra e a Universidade da Beira Interior, ambas instituições portuguesas, usarão a nota do Enem para selecionar estudantes. A primeira instituição vai oferecer 630 vagas para estudantes brasileiros e as inscrições já estão abertas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário