sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Física: vergência pode ser cobrada no Enem. Veja como


Confira a resolução do problema mais difícil de física para os usuários do Geek Games

Fonte: Universia Brasil
Fonte: Universia Brasil
Apenas decorar as fórmulas de física não quer dizer que você acertará a resolução das questões
As disciplinas exatas geralmente causam dor de cabeça para os estudantes do Ensino Médio que se preparam para os vestibulares deste semestre. Os usuários do Geekie Games, focados no Enem, resolveram um simulado preparatório para o exame e encontraram dificuldade quando o tópico abordado foi vergência. Se você não sabe como resolver uma questão sobre este tema, não se preocupe: o professor de física Júlio Borella, do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, te ajuda a resolvê-la. Confira a seguir:









Antes de efetuar qualquer cálculo, o docente faz duas observações essenciais para a resolução do problema:


1 – “Quando se fala em V = 1/f é importante o aluno lembrar que o “f” é positivo para lente convergentenegativo para lente divergente. Sendo assim, a distância focal neste caso é negativa”.


2 – “Outro ponto que o estudante deve se lembrar é que o “f” deve ser calculado em metros, conforme preconiza o sistema internacional de unidade”. Com essas informações em mente, o estudante deveria primeiro dividir 50 por 100 para converter os centímetros em metros. Feito isso, o próximo passo era aplicar a fórmula, ou seja, substituir “f” por -0,5 já que a distância focal é negativa. Por fim, era só efetuar a divisão, que resultaria em -2,00 di.


O professor Júlio explica que os alunos podem ter encontrado dificuldades nessa questão, porque as alternativas de fato avaliam os conhecimentos do aluno: “caso o aluno faça o cálculo em cm sem colocar negativo, chega-se à alternativa C. Se calcular em cm com o sinal negativo, chega-se à alternativa B. Se converter para metros, mas esquecer do sinal, o aluno chega à alternativa E. A alternativa D, por fim, está ligada a competência de fazer contas”.

Portanto, apenas decorar as fórmulas de física não quer dizer que você acertará a resolução das questões. Você precisa entender os conceitos por detrás dos números e das variáveis. Por isso, mais do que memorizar, não se esqueça de estudar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário