sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Química: questão difícil em simulado do Enem é comentada


Descubra em quais questões os alunos tiveram mais dificuldade nesse simulado e estude-as a partir da análise de um professor

Fonte: Universia Brasil
Fonte: Universia Brasil
Segundo o professor José, “o aluno poderia ignorar a figura e o texto introdutório e ficar atento apenas às reações fornecidas”
O Geekie Games disponibilizou em sua plataforma simulados para que seus usuários praticassem para o Enem deste ano, que ocorre nos dias 08 e 09 de novembro. AUniversia Brasil teve acesso às questões nas quais os estudantes tiveram mais dificuldade e, para ajudá-lo nos estudos, apresenta agora a resolução destas a partir da análise de professores do Colégio Bandeirantes, de São Paulo.



Confira abaixo a resolução de três questões de Química na voz do Coordenador de Química do Colégio Bandeirantes, Prof. José Ricardo Lemes de Almeida:




Segundo o professor José, “o aluno poderia ignorar a figura e o texto introdutório e ficar atento apenas às reações fornecidas, uma vez que a questão se distancia do tema “bafômetro” apresentado inicialmente”.


Eletrodo A: CH3CH2OH(g) → CH3CHO(g) + 2H+(aq) + 2e-


Eletrodo B: ½ O2(g) + 2H+(aq) + 2e- → H2O(l)


Observando as duas reações, percebe-se que o fluxo de elétrons parte do eletrodo A rumo ao eletrodo B:


Na reação do eletrodo A, perceba que há uma perda de elétrons, caracterizando então uma oxidação. Dessa maneira, este eletrodo só poderia ser o ânodo, isto é, o pólo negativo da pilha, enquanto o etanol (CH3CH2OH) é o agente redutor.


A reação seguinte, por sua vez, é uma redução, afinal há adição de elétrons. Portanto, o eletrodo B só pode ser o cátodo, devido a sua carga positiva, e o oxigênio (½ O2), o agente oxidante.


Dessa maneira, a única resposta que descreve esta situação é a opção C



Nenhum comentário:

Postar um comentário