sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Português: conheça as questões mais difíceis em simulado do Enem


Se você tem problemas para interpretar textos, saiba que não está sozinho. Veja como resolver as questões deste tema segundo a análise de uma professora

Fonte: Universia Brasil
Fonte: Universia Brasil
Esta questão acima, segundo a professora Suzana, exigia que o aluno fizesse uma análise minuciosa das alternativas
O Enem é um exame conhecido por cobrar interpretação de textos, sejam eles literários, charges, cartazes publicitários, letras de músicas e até histórias em quadrinho. Não apenas este tema preocupa os estudantes, como ele foi considerado um dos mais difíceis no primeiro simulado realizado pela plataforma Geekie Games.




Confira a seguir como resolver duas questões relacionadas à interpretação de texto com a ajuda da professora Suzana Vaz Húngaro, coordenadora de Português do Colégio Bandeirantes, de São Paulo:




 


Esta questão acima, segundo a professora Suzana, exigia que o aluno fizesse uma análise minuciosa das alternativas verificando se os recursos nela descritos de fato estavam presentes no excerto proposto pela questão.

A alternativa correta, isto é, a letra C, é a única que é coerente com o estilo do Graciliano Ramos, uma vez que é um traço típico do autor o uso de poucas palavras. “Quando se fala em ‘sobriedade lexical’, fala-se em economia de palavras, ou seja, o Graciliano Ramos não era uma pessoa eloqüente, que se valia de figuras de linguagem ou de muitas palavras para descrever algo”, explica Suzana.


Essa característica fica visível neste trecho, sobretudo na descrição do cenário no qual as personagens estão inseridas, afinal o autor economiza nos adjetivos, limitando-se a dizer “planície avermelhada” e “rio seco”, por exemplo. Perceba, inclusive, que os períodos são curtos e os vocábulos são denotativos e diretos.


Além disso, fica evidente na questão que o autor narra os fatos exatamente na sequência que eles aconteceram. “A pessoa que fez esse teste, provavelmente, pensou em mostrar como nesse fragmento e nas obras do Graciliano Ramos não há nenhuma interferência do narrador ou digressão”, explica a professora, que ainda acrescenta: “Ao não se posicionar, fica evidente um distanciamento dele em relação aos fatos narrados”.


Você escolheu outra alternativa e não sabe porque errou? Não se preocupe! Confira os motivos que excluíam as demais opções e entenda o seu deslize.


Alternativa A

A primeira opção de resposta afirma que Graciliano descreve uma paisagem pitoresca, isto é, graciosa. Suzana destaca que o autor faz exatamente o oposto: “o que se ressalta aí são os aspectos desfavoráveis, pouco acolhedores da natureza”. Isto é visível em trechos como ‘haviam repousado bastante na areia do rio seco’ ou ‘A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala’. Portanto, essa não poderia ser a afirmativa correta.

Alternativa B

A letra B sugere que o autor fez uma descrição física dos personagens, o que não é verdade. “Ele faz uma descrição das paisagens e das ações das personagens, mas as personagens em si não são caracterizadas fisicamente”, assegura a professora.

Alternativa D

A justificativa para que esta não seja a alternativa correta vai de encontro à alternativa B, afinal não se pode afirmar que as personagens apresentam um aspecto degradado se não a descrição física delas. Suzana ainda enfatiza que as personagens, neste trecho e em toda a obra, não são caricaturadas, evidenciando o motivo para a letra D estar errada.

Alternativa E

“O cenário, isto é, o espaço sertanejo é caracterizado de forma denotativa, não é poetizado, não é metaforizado”, evidencia a docente. Desse modo, a alternativa E não pode ser a resposta para esta questão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário