segunda-feira, 25 de julho de 2016

Vestibulando, como anda sua organização?

Por Marina Ogawa

Ao falar de organização, todo vestibulando pensa na organização na hora de estudar, mas não é apenas desse tipo de organização que ele precisa para se dar bem. A falta de organização é algo que acarreta em diversos pontos prejudiciais àquele que vai prestar vestibular.

Para não se perder na loucura do dia a dia, o vestibulando deve começar a organizar sua vida em todos os pontos. Para ajudar, o sejabixo! resolveu listar os tipos mais comuns de organização para você deixar a sua vida mais leve em todos os aspectos.

Organização do tempo

Ter uma agenda e usá-la (por que muitos têm, mas as deixam nas mochilas) é o ideal para não se esquecer de compromissos importantes, como datas de provas, períodos de inscrições, entrega de trabalhos e até mesmo em que dias da semana e horários você estudará cada disciplina.

Para quem prefere algo mais "chamativo", as lousas de parede são uma boa alternativa. Pendure-a em um local visível (pode ser no seu quarto ou no local de estudos) e anote tudo o que você precisar fazer para a semana, por exemplo. Assim, você consegue planejar cada dia de modo que nenhum fique mais sobrecarregado que outro.

Organização do quarto ou do local de estudos

Seja no quarto ou no seu local de estudos específico, procure sempre manter as coisas em seu devido lugar. Aquelas canetas que você não vai usar, guarde-as. Os livros das disciplinas que você não vai estudar naquele dia você também pode guardar. Arrume um espaço no seu local de estudos para deixar seus livros, cadernos e apostilas. Em cima da mesa apenas o que for necessário no momento.

Evite celulares, tablets ou computadores ao alcance, isso dispersa seu foco nos estudos. O mesmo serve para a televisão ligada. Tente estudar e realizar seus deveres em um local tranquilo, com uma boa iluminação e sem ruídos.

Organização dos estudos

Assim como na organização do tempo, com os estudos são a mesma coisa. Fique sempre atento ao que está para acontecer, como provas, simulados, períodos de inscrições, entre outros.

Marque em sua agenda ou na sua lousa o que você tem que estudar no dia. Separe algumas horas a mais para disciplinas que você possui mais dificuldade. Para ajudar nos estudos, faça resumos sobre o assunto, separando-os em tópicos, assim fica mais fácil de estudar em ocasiões em que você não tiver tanto tempo. Leia em voz alta também, apesar de parecer coisa de louco, a leitura em voz alta facilita na memorização.

Organização da alimentação

Engano de quem pensa que a alimentação não tem nada a ver com o dia a dia de um vestibulando. Com os estudos e a correria, o estudante vai se desgastando e uma boa alimentação ajuda a manter o pique.

Em dias de prova, por exemplo, evite comidas gordurosas. Elas demoram mais para serem digeridas, podendo causar mal estar na hora em que você precisa estar mais focado.

Organização das emoções

Quando a emoção está desorganizada, acabamos por refletir isto em nossas atitudes. A organização das emoções nada mais é que pensar próximo da realidade. Organizar todos os pontos já focados anteriormente deixa nossa mente no lugar e nos mantém em uma relação segura entre a fantasia e o mundo em que vivemos.

E você? É organizado ou desorganizado?

Utilize o formulário abaixo e mande para nós uma frase sobre organização e concorra ao livro "Quem mexeu na minha bagunça", de Celi Piernikarz e Marilucia Gonçalves.

As frases serão aceitas até às 14 horas do dia 30 de julho! O resultado será divulgado no dia 31 de julho.
Vestibulando, como anda sua organização?: Confira dicas de como organizar melhor sua vida e torná-la mais leve

SEJA BIXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário