terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Alessandro Volta

A imagem pode conter: 1 pessoa

Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta nasceu no dia 18 de fevereiro de 1745, em Como, Itália. Pertencente de uma família religiosa e pobre, iniciou os estudos aos 6 anos em uma escola de linguagem em Como. Seu pai faleceu quando ele tinha 7 anos e, aos 12 seus tios o enviaram para um colégio jesuíta. A partir dos 20 anos, ele passou a estudar a ciência mais formalmente, principalmente eletricidade. 
Ele escrevia cartas para os principais cientistas e, recebeu respostas do físico francês Abade Antoine Nollet, em 1763 e, anos depois de Giovanni Battista Beccaria, professor de física na Universidade de Turim. O seu primeiro artigo publicado foi em 1769, intitulado "De vi attractiva ignis electrici". Isso atraiu alguma atenção e ajudou-o a ganhar sua primeira nomeação em 1774, quando se tornou professor da Royal School, em Como e, foi nomeado professor de física experimental em 1775. Neste período ele realizou as principais descobertas. A primeira ocorreu em 1775, quando ele inventou o eletróforo, uma forma inicial de gerador eletrostático. Em 1776, ele descobriu o metano e também que o ar consistia em cerca de 20% de oxigênio. Em 1779, ele foi nomeado para a cadeira de física na Universidade de Pavia. 
Em 1791, o seu amigo Luigi Galvani, anunciou que o contato de dois metais diferentes com o músculo de um sapo resultava na geração de uma corrente elétrica. Galvani interpretou isso como uma nova forma de eletricidade encontrada em tecidos vivos, que ele chamou de "eletricidade animal". Volta entendeu que o sapo apenas conduzia uma corrente que fluía entre os dois metais, que ele chamou de "eletricidade metálica". Em 1792, ele detectou o fraco fluxo de eletricidade entre discos de metais diferentes, colocando-os em sua língua. Ele descobriu que o tecido animal não era necessário para produzir uma corrente. Isso provocou muita controvérsia entre os adeptos da eletricidade animal e os defensores da eletricidade metálica, mas, com o anúncio da primeira bateria elétrica em 1800, a vitória foi garantida para Volta.
Alessandro Volta faleceu no dia 5 de março de 1827, em Como, Itália. 
Fontes: 
htt

Nenhum comentário:

Postar um comentário