sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Unicamp encerra inscrições do Vestibular 2020 nesta sexta-feira (6) - Taxa para participar é de R$ 170. Seleção preencherá 2.570 vagas pela seleção tradicional.

Crédito da Foto: Antoninho Perri/Unicamp
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) encerra as inscrições do Vestibular 2020 nesta sexta-feira, 6 de de setembro. A taxa para participar é de R$ 170.
Os candidatos do Vestibular 2020 podem optar por até dois cursos, desde que sejam da mesma área de conhecimento (Humanas/Artes, Biológicas/Saúde, Exatas/Tecnológicas). As graduações que tiverem provas de habilidades específicas serão obrigatoriamente a primeira opção.
Os candidatos ao curso de Música terão que enviar material audiovisual entre os dias 9 e 16 de setembro, já que esse envio será a primeira parte das provas de habilidades específicas do Vestibular. 

Mudanças no Vestibular 

O Vestibular 2020 da Unicamp estreia o novo formato da seleção da universidade. O novo modelo foi anunciado no primeiro semestre deste ano e conta com a diminuição de um dia de provas da segunda fase e foco nas áreas de conhecimentos ligadas aos cursos. 
Como era a segunda fase
1º dia: questões de Língua Portuguesa e Literatura e uma redação
2º dia: questões de Matemática, Geografia e História
3º dia: questões de Física, Ciências Biológicas e Química

Como ficará a segunda fase
1º dia: questões discursivas de Português e Redação 
2º dia: questões interdisciplinares, Matemática e áreas específicas aos cursos

Fases do Vestibular

A Comvest/Unicamp divulgará os endereços dos locais de prova da primeira etapa 25 de outubro. As provas serão aplicadas em 17 de novembro, a partir das 13h, e terá 90 questões objetivas de conhecimentos gerais. 
Os aprovados na primeira etapa do Vestibular serão conhecidos em 9 de dezembro, mesmo dia em que serão informados os locais de prova da segunda etapa e as notas de corte. A Unicamp convocará pelo menos 15% de candidatos negros ou pardos.
A segunda fase do Vestibular 2020 da Unicamp será apliacada nos dias 12 e 13 de janeiro de 2020. O primeiro dia será composto por redação e questões de Língua Portuguesa e Literaturas, já o segundo contará com provas de Matemática, interdisciplinar de Ciências Humanas e interdisciplinar de Ciências da Natureza, comuns a todos os cursos, além das específicas para as graduações escolhidas. 

PAAIS

A Unicamp tem bônus na primeira fase para candidatos que tenham cursado o ensino fundamental II e/ou o ensino médio integralmente em escola pública, por meio do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS).
- 40 pontos para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública;
- 20 pontos para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental II em escolas da rede pública;
- 60 pontos para os candidatos que cursaram ambos os ciclos em escola pública.

Habilidades Específicas

Somente o curso de Músico terá as provas de habilidades específicas antes das fases gerais do Vestibular da Unicamp. A seleção será nos dias 13 e 14 de outubro. 
Os cursos de Artes Cênicas e Artes Visuais contarão com as provas de habilidades específicas de 20 a 22 de janeiro. Para Dança a parte específica será 20 a 23/01. Já Arquitetura e Urbanismo terá os testes no dia 24 de janeiro. 

Resultado 

O resultado do Vestibular 2020 da Unicamp será publicado em 10 de fevereiro. Os candidatos que forem aprovados terão que se matricular, virtualmente, no dia 11 seguinte. 
A Unicamp fará outras chamadas do Vestibular 2020 nos dias 13, 18 e 21 de fevereiro; 4, 10, 16, 20, 27 e 31 de março.

Vagas

A Unicamp oferece 2.570 vagas no Vestibular 2020, sendo 15% de cada curso para candidatos autodeclarados pretos e pardos. As cotas podem chegar a 27,2% das vagas, se houver candidatos de primeira opção que atendam aos critérios de nota mínima de opção do respectivo curso. As oportunidades são para Campinas, Limeira, Paulínea e Piracicaba.
A Unicamp oferecerá outras 639 vagas pela seleção Enem-Unicamp, além de 31 pelo Vestibular Indígena (e 65 adicionais) e 100 para o edital Vagas Olímpicas (com 14 adicionais). 
  • Oferta Total da Unicamp para 2020 = 3.340 vagas
  • Vestibular Tradicional = 2.570 vagas
  • Enem-Unicamp = 639 vagas
  • Vestibular Indígena = 31 regulares e 65 adicionais 
  • Vagas Olímpicas = 100 regulares e 14 adicionais
Mais informações no Manual do Candidato e pelo site do Vestibular
Vestibular Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário